O que é infraestrutura como código (IaC)?
Infraestrutura como código ou IaC é o processo de provisionamento e gerenciamento de infraestrutura definido por meio de código, em vez de fazê-lo com um processo manual.
Como a infraestrutura é definida como código, ela permite que os usuários editem e distribuam facilmente as configurações, garantindo o estado desejado da infraestrutura. Isso significa que você pode criar configurações de infraestrutura reproduzíveis.
Além disso, definir infraestrutura como código também:
- Permite que a infraestrutura seja facilmente integrada aos mecanismos de controle de versão para criar alterações de infraestrutura rastreáveis e auditáveis.
- Fornece a capacidade de introduzir automação abrangente para gerenciamento de infraestrutura . Tudo isso faz com que o IaC seja integrado aos pipelines de CI/CD como parte integrante do SDLC (Software Development Life Cycle) .
- Elimina a necessidade de provisionamento e gerenciamento manual de infraestrutura . Assim, ele permite que os usuários gerenciem facilmente o inevitável desvio de configuração da infraestrutura e configurações subjacentes e mantenham todos os ambientes dentro da configuração definida.
Infraestrutura declarativa versus imperativa como código
Ao lidar com ferramentas IaC, existem duas abordagens principais para escrever código.
Essas duas abordagens são declarativas e imperativas:
- Uma abordagem imperativa permite que os usuários especifiquem as etapas exatas a serem tomadas para uma mudança e o sistema não se desvie das etapas especificadas.
- Uma abordagem declarativa significa essencialmente que os usuários só precisam definir o requisito final, e a ferramenta ou plataforma específica lida com as etapas a serem seguidas para atingir o requisito definido.
A abordagem declarativa é muito usada na maioria dos casos de uso no gerenciamento de infraestrutura, pois oferece um maior grau de flexibilidade.
Ferramentas IaC
Ferramentas como o Terraform, AWS CloudFormation, Google Cloud Deployment Manager, Pulumi, Ansible, Chef, ARM (Azure Resource Manager)e a CLI (Interface de Linha de Comando) do Azure permitem que você crie um script declarativamente da infraestrutura de nuvem necessária.
Segue algumas informaçoes sobre as ferramentas citadas acima.
1. Terraform
O Terraform é uma das ferramentas de IaC mais populares do mercado. É um projeto de código aberto com incrível flexibilidade, suportando todas as plataformas de nuvem mais proeminentes, incluindo;
- AWS
- GCP
- Azure
Ele também oferece suporte a muitos provedores , como DigitalOcean, GitHub, Cloudflare e muitos outros. Além disso, o Terraform também permite a destruição de recursos por meio do controle de origem. Esse recurso é essencial ao manipular nuvens híbridas, onde os planos podem ser feitos em vários provedores e infraestruturas de nuvem, tudo isso usando o mesmo fluxo de trabalho.
Principalmente, o Terraform melhora a confiabilidade, garantindo que seu plano de infraestrutura como código seja consistente em todos os diferentes provedores de nuvem. Além disso, a CLI pode ser usada para executar uma verificação de validação usando o comando terraform plan , onde todas as configurações são medidas e validadas. Esse aspecto garante que o resultado atenda às expectativas para evitar erros, destruição de recursos e possíveis custos extras.
Devido à natureza de código aberto do Terraform, muitas ferramentas e scripts essenciais são projetados para melhorar as bases sólidas do Terraform. Portanto, se você deseja equilibrar os custos do seu projeto e ter maior controle sobre os gastos estruturais, integrações como o Infracost podem atender às suas necessidades. Por outro lado, se você estiver tentando evitar configurações incorretas, melhorar a segurança do IaC e estar em conformidade com diferentes benchmarks, como HIPAA, a Bridgecrew cobre a segurança enquanto a move para a esquerda em seu projeto.
2. AWS CloudFormation
Assim como o Terraform versátil, o AWS CloudFormation permite gerenciar a infraestrutura e automatizar qualquer implantação usando código. A principal diferença se resume à intimidade do CloudFormation com a AWS, pois só funciona com o AWS IaC. No entanto, compensa isso por ser integrado a toda a plataforma.
Você pode escrever modelos do CloudFormation em YAML e JSON, que podem ser usados para tornar o gerenciamento, dimensionamento e automação de recursos da AWS rápidos e diretos. Além disso, você pode visualizar todas as alterações antes da implantação, o que ajuda a visualizar o impacto que um conjunto de alterações terá em seus recursos, serviços e dependências.
O CloudFormation também oferece Rollback Triggers que permitem restaurar a infraestrutura para um estado anterior, garantindo implantações controladas em caso de erros ou problemas.
A estreita relação dessa ferramenta com a AWS permite que pilhas de infraestrutura sejam implantadas em várias regiões e contas usando o mesmo modelo do CloudFormation . Esses recursos tornam o Terraform uma das melhores ferramentas de infraestrutura como código para usar em seus projetos.
3. Azure Resource Manager
Outra ferramenta de destaque do IaC é o Azure Resource Manager , que é a ferramenta da Microsoft para gerenciar a infraestrutura em sua plataforma. Ele usa o modelo do Azure Resource Manager (modelos ARM) para lidar com dependências e infraestrutura. Por exemplo, você pode organizar seus recursos em grupos, excluí-los, controlar os níveis de acesso aos recursos, só para citar alguns.
O controle do acesso a serviços e recursos é facilitado ao usar o Azure, pois ele dá suporte ao controle de acesso baseado em função ( RBAC ) nativamente. Por outro lado, você pode ajustar o escopo de acesso com grupos de gerenciamento , assinaturas e grupos de recursos . Além disso, níveis inferiores de hierarquia herdam configurações de níveis superiores, garantindo que a política imposta por níveis superiores seja aplicada em todos os grupos e recursos de nível inferior desejados.
O ARM oferece modelos que podem implantar recursos em paralelo, possibilitando implantações mais rápidas. Além disso, o sistema vem com ótimas ferramentas de organização, permitindo atribuir tags a recursos, organizar seus grupos e verificar os custos de qualquer recurso compartilhando uma tag específica.
4. Gerenciador de implantação do Google Cloud
O Cloud Deployment Manager é o serviço de implantação de infraestrutura do Google. Ele usa linguagem declarativa para automatizar o gerenciamento, a criação, o provisionamento e a configuração dos recursos do Google Cloud Platform. Com ele, você pode usar scripts YAML ou Python para gerenciar recursos sozinho.
Em grupos de recursos convenientemente organizados, você pode usar esse código no futuro para produzir implantações igualmente consistentes. Ele também permite que você visualize o impacto de todas as suas alterações antes de serem aplicadas. Se for necessário, você também pode usar o console integrado para verificar suas implantações atuais.
No entanto, o que diferencia o Deployment Manager das outras ferramentas de infraestrutura como código nesta lista é o quão profundamente integrado ele está no ecossistema do Google. Essencialmente, ele oferece suporte à interface do usuário dentro do console do desenvolvedor, tornando mais rápida a visualização da arquitetura das implantações. Além disso, por ser nativo da plataforma, o Deployment Manager não requer software de configuração adicional e nenhum custo adicional é cobrado por ele.
Benefícios de utilizar IaC – Infraestrutura como Código
- Velocidade e consistência mais rápidas : O objetivo do IaC é tornar as coisas mais rápidas, eliminando processos manuais e eliminando a folga no processo. Uma abordagem baseada em código torna mais fácil fazer mais em menos tempo. Não há necessidade de esperar que o administrador de TI conclua manualmente a tarefa em questão antes que ele possa passar para a próxima. Isso também significa que você pode iterar rapidamente e com mais frequência. A consistência é outro benefício vital do IaC. Você não precisa se preocupar com tarefas não concluídas porque é um fim de semana ou porque seu administrador está focado em outra coisa. Além disso, você pode implementar alterações globalmente, mantendo a mesma versão do software, etc.
- Ciclo de vida de desenvolvimento de software eficiente : IaC transfere o poder para as mãos do desenvolvedor. À medida que o provisionamento de infraestrutura se torna mais confiável e consistente, os desenvolvedores podem começar a se concentrar mais no desenvolvimento de aplicativos. Além disso, eles podem criar scripts uma vez e usar esse código várias vezes, economizando tempo e esforço, mantendo o controle total.
- Redução da sobrecarga de gerenciamento : em um mundo de data center, havia a necessidade de ter administradores para controlar e gerenciar armazenamento, rede, computação e outras camadas de hardware e middleware. O IaC elimina a necessidade dessas várias funções. Esses administradores agora podem se concentrar em identificar a próxima tecnologia empolgante que desejam implementar.
Conclusão
Infraestrutura como código esta sendo utilizada cada vez mais por se trata de gerenciar recursos de nuvem e devido à sua eficácia e confiabilidade. As ferramentas de IaC que descrevemos melhorarão significativamente a eficiência de qualquer projeto, automatizando as tarefas mais trabalhosas, promovendo um ambiente mais seguro e mantendo a consistência.
No entanto, apresentar soluções de IaC ideais para sua arquitetura de TI exclusiva não é algo que deve ser abordado de forma leviana, com recursos insuficientes ou falta de orientação. Mas assim que você configurar seu ambiente IaC da maneira correta, seu processo de desenvolvimento começará imediatamente a produzir resultados.
Você pode aprender mais sobre Infraestrutura como código visitando os links abaixo:
- https://docs.microsoft.com/pt-br/learn/modules/explore-infrastructure-code-configuration-management/
- https://docs.microsoft.com/en-us/devops/deliver/what-is-infrastructure-as-code
- https://techcommunity.microsoft.com/t5/azure-developer-community-blog
- https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/architecture/cloud-native/infrastructure-as-code